sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A tirania em nós

Nesta terra calamos demais, mas nem todos o fazem.. Alguns esguelam esguelam e cansam-se. É verdade, cansamo-nos quando vemos que o cortejo simplesmente continua o seu rumo ao mesmo ritmo. Uns carregando a nostalgia da familiaridade e da simplicidade do quotidiano de antigamente. Outros carregando a falsa leveza do conformismo que é anti-vida. Afinal estamos no mesmo ponto. Anos 20, anos 60 séc.XXI, tudo farinha do mesmo saco. Tudo num prato infinitamente raso. A prova é que se experimentarmos fechar os olhos podemos sentir a presença de um passado à nossa escolha.Está tudo na nossa mente e o que está dentro dela também é real.



Afinal nada se move. Muitos dizem: "Nesta terra, trabalhar para o Estado é frustrante, não há espaço para criatividade..." Como explicar essa contradição para uma criança (é que elas estão cada vez mais interessadas e têm acesso à internet). Cedo elas vão aprender que o telejornal nacional passa apenas inaugurações, seminários que prometem mudar coisas, pessoas com caras sérias e distantes apresentando vestes tipo fardas de tropa de cores neutras e tristes, as notícias não variam muito, é a oscilação de preços, e pessoas que reclamam, uma ou outra cena mais emocionante, tipo , um poste de luz que caiu, ou fulano que agrediu sicrana. Cedo as crianças vão entender que não vale a pena ver o telejornal e que é internet que dá informação... Será que as crianças de hoje darão continuidade a esta vida fictícia retratada no telejornal? Que rumo tomará tudo isso? Será que aquilo que escrevemos nos blogs, denunciando, criticando dará luz a uma nova realidade paralela à realidade fictícia do telejornal. Ou nós os blogueiros ficaremos sempre à margem, esquecidos? Seremos todos hipócritas??

Termino post desanimado com uma passagem de um poema de Khalil Gibran cujo o tema é liberdade."E se é um tirano quem quereis destronar,vede, antes de tudo, se o trono dele em vós está bem destruído.Porque, como pode um déspota dominar os livres e altivos, se não houver tirania na liberdade desses e vergonha na sua própria altivez?"

Sem comentários:

Enviar um comentário