segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Miss GANG, para quando?

Lembro-me dum tempo em que São Vicente ficava em estado de alerta quando os famosos bandidos, Rob Djula e Tectec fugiam da cadeia. Ouvia-se dizer que eles fugiam para as rochas, como nos filmes de coboi, e lá eram capturados, através emboscadas com direito a tiroteio e tudo. Ficávamos imaginando as cenas e principalmente como seria o aspecto físico de Rob Djula e do Tectec. Como nos filmes todos são bonitos, imaginava-os bem parecidos. O tempo foi passando, os filmes de coboi passaram de moda, chegaram os filmes dos gangs americanos. Acompanhando o ritmo de Hollywood, a população aumentou, daí, o número suficiente de pessoal para protagonizar o papel ganguístico. As actuações mais espectaculares são sazonais, no Carnaval, no Halloween, e na época natalícia.

Antigamente também as raparigas que ficavam em primeiro lugar nos concursos de Miss, ganhavam fama, viagens, e outros prémios pomposos. Realizava-se Miss São Vicente, Miss Liceu e Miss Cabo Verde. Com o tempo, e mais uma vez, com o factor demográfico, passamos a ter também Miss Escolas Secundárias, Miss Praias, Miss Bairros, etc.

Pouco mudou, no fundo... Continuamos a tentar imaginar as caras dos bandidos, (os gangs assassinos), e, por outro lado, continuamos a ver raparigas menores praticamente nuas na TV nacional. Reportagens e debates da imprensa abordam seriamente os temas da prostituição fina em CV, e da prostituição infantil, e no mesmo dia passa um programa Verão 2009 de Miss Praias. As Miss premiadas de hoje ganham pouco mais que a fama, no bairro, no liceu, no verão, na ilha...Mas a fama tem um pormenor, dura pouco tempo.
Quanto aos Gangs, a cena muda de plano, para lá dos míseros cinco minutinhos. Violência gera violência (em casa, no bairro, na praia, na ilha, no Carnaval, no Natal e no Halloween). Os filmes políciais também mostram que quem é assassino uma vez, pode voltar matar mesmo que seja muitos anos depois.
Posto isto, uma questão fica no ar: Já que passamos de país subdesenvolvido para país de desenvolvimento médio, porque é que não imitamos também aquelas leis dos países desenvolvidos em que as caras dos bandidos são exibidas em todas as estações televisivas e deixamos as caras das vítimas em paz?! Porque é que, paralelamente aos debates sobre prostituições não se proíbe imagens de menores seminuas nas estações televisivas do país?!

Se isso não for possível, porque não organizar concursos de miss e mister gang? Assim, criávamos um novo produto dois em um.


Imagens: www.fottus.com

1 comentário: