terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O futuro acontece


Excertos de diário de campo (St Luzia, Janeiro de 2911)
"...Quando uma estudante do ensino secundário aparece grávida a meio do ano lectivo, é convidada deixar de frequentar as aulas para não dar mau exemplo às colegas. Assim troca-se os livros por fraldas. Quando um grupo rapazes estudantes do ensino secundário leva a guerra de gangs para dentro da escola, alguns colegas passam a opinar que a escola afinal já não é segura e outros colegas aderem ao grupo dos arruaceiros. Assim as mochilas passam a levar armas e livros..."

Disciplina de Etnografia Caboverdiana (EC)

Trabalho sobre o comportamento juvenil nas escolas secundárias das aglomerações urbanas de CV

Universidade das Ilhas em Geral (UIG)

2 comentários:

  1. Pois... se agora, em 2010, é uma imagem caricata; daqui a 900 anos será o quê? Até lá, conseguiremos por a hipocrisia no seu devido lugar?... fora das nossas vidas?

    Bjim, content k ess 1.º post de 2010 :D

    ResponderEliminar
  2. Hipocrisia existe em todo lado mas aqui ela é a única coisa que vale, dado que é cultivada pelas classes altas,as responsáveis pela construção da consciencia social. Daí passa a ser venerada a todos os níveis e por todas as classes sociais.

    Podemos dizer que ela funciona como uma espécie de oasis no deserto, e essa violência toda é o veneno letal que está no nosso adorável oásis. A partir de agora resta-nos fazer tchin tchin.

    Bonga, um braça pertód de sodad,
    fca k Deus.

    ResponderEliminar