quarta-feira, 10 de março de 2010

Quando o chão acaba

Testemunho de uma vítima de violência doméstica
A história de Samara


O meu ex. companheiro tem problemas de adicção de álcool e crack. No início não sabia que ele tinha esses problemas, vivíamos juntos, era tudo um mar de rosas. Ele era um moço muito bonito e criativo, inteligente… Comecei a notar um comportamento suspeito, por vezes ele mostrava-se muito contente, abraçava-me no meio da rua, fazia declarações de amor em público.. Outras vezes ficava com um ar longe e desligado. As declarações de amor começaram a ficar mais escassas. Passou a ausentar-se muito, não voltava para casa depois do trabalho e quando voltava dizia que estava a tratar os seus assuntos. Comecei a pensar que ele tinha outra pessoa. Até que um dia descobri um cachimbo feito manualmente no meio de umas roupas!! Fiquei apavorada, pois sabia que aquilo era muito mau sinal. Um dia ele chegou do trabalho e convidou-me para um passeio…Quando dei por mim estava num apartamento e um dealer de pedra. Levou-me com ele de madrugada para ir comprar uma coisa muito importante para descontrair-se porque o trabalho dele estava um stress, dizia. Consumia as pedras à minha frente e contava-me histórias, eu escutava petrificada e muito triste, chegou a perguntar-me se era servida…. Imagina, eu tinha ouvido falar da pedra e aquilo parecia-me um fim do mundo. Afinal aquela história maravilhosa que estava vivendo era um castelo de cartas. O mundo desabou.



Quando ele estava sob o efeito do crack vinha a paranóia de que o eu traía, não podia falar com nenhum homem nem ficar muito íntima com amigas, quando era sob o efeito do álcool ele tornava-se violento mesmo… Apresentei queixa contra ele, por agressão física… (ainda me lembro das caras de riso contido dos polícias e dos comentários “quando forem para casa vão entender-se”). Isso acontece frequentemente com algumas vizinhas minhas e amigas que vivem nessa situação por falta escolha, porque na maior parte das vezes, quem ganha mais são os homens delas, e elas trabalham a cuidar dos filhos, da casa, lavando roupas em outras casas…
Se neste momento estou livre das loucuras do meu ex. companheiro, não é pela acção da justiça, o consumo do crack levou-o a cometer vários crimes de roubo e, para fugir às consequências judiciais, ele decidiu passar uns tempos noutra ilha, aos poucos deixei de atender os telefonemas dele, arranjei outro companheiro e foi assim que me livrei dele.

Olha, um copinho de grogue custa 20$00, uma pedra de crack custa 200$00, às vezes pode ser mais caro ou mais barato, o acesso a esses produtos é cada vez mais fácil. Estão até nas portas das escolas, cada dia há mais meninos nessa situação e são cada vez mais novos. Quando vão para a escola as famílias já problemáticas ficam aliviadas por terem mais um para a escola cuidar. Mas na escola são tantos dentro de uma turma, mais de trinta para um só professor, por isso, passam despercebidos, cedo descobrem que estão por sua conta.

7 comentários:

  1. Manera Isa... N tive um tempo de féria de Internet.. e n gostá de cosntatá ma bo blog ta continuá activo, nice, pertinente e sempre interessante... e parabéns... n fui bo visitante nº 2000... Bunita marca... continuá ke forsa e keep posting! Abraços

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Tey, welcome back, mi tb às x um ta dá uns féria. Content doiób li. Um braça

    ResponderEliminar
  3. Irmã querida! O teu blog revela-se a cada post 1 supresa e 1 delícia de leitura, onde as palavras não são só palavras (como está "na moda" dizer)... Da minha experiência ao ler, tenho a dizer k me sinto naturalmente induzida à reflexão sobre o assunto, a letra de música, a imagem... 100000Bjim, com amor e muuuuitoo orgulho ;)

    ResponderEliminar
  4. Caros e estimados.
    Venho por este meio solicitar que me ajudem a divulgar este ideia/projecto em fase de concretização num apelo ao espírito aventureiro de todos aqueles se sentindo-se capazes e tendo disponibilidade e força de vontade, caboverdeanos ou não, se predisponham a investir 30 dias das suas vidas neste desafio onde o deserto é apenas uma ponte.
    Obrigado antecipadamente.
    Marco Além
    marcoalem@gmail.com
    Procuro alma(s) aventureira(s) (m/f) para uma viagem entre Lisboa/Dakar ou Bissau em bicicleta de aproximadamente 3.000 km (até Dakar). A ideia é percorrer entre pedais e tendas países como Portugal, Espanha, Marrocos, Sahara Ocidental Mauritânia, Senegal e, possivelmente Gâmbia e Guiné Bissau. A viagem deverá ser feita a uma média de 100 km dia durante 30 dias.

    ResponderEliminar
  5. Bongaaa,obrigada pela força, dod na bo....Um braça d sodade.
    Fca k Deus

    ResponderEliminar
  6. Quando o chão acaba fica apenas um vazio que não deixa ver nada para além do pé que não sabe onde pousar a seguir...
    Infelizmente, a condição humana é tão complexa que nem sempre se sai desse impasse...
    Saber que há pessoas que descobrem o chão para além desse vazio, transformado em mero permeio entre o lado de cá e o de lá, e, assim, ultrapassado, é uma grande lição de vida.
    E por isso, agradeço esta partilha.

    :-)

    ResponderEliminar
  7. Olá Trêza, seja bem vinda ao blog e obrigada pela participação.

    Abraço

    ResponderEliminar