terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Refogado da Eu

Amigos e receitas de culinária I
O Refogado da Eu

As amizades que fazemos ao longo da vida escrevem a nossa história, testemunham as nossas escolhas, as nossas vitórias, nossas dores…Cada amizade tem a sua particularidade que nos enriquece profundamente.
Uma amizade é feita de sorrisos, abraços e não só, inclui também desavenças, brigas, ciúmes, choques de opiniões, etc. Cabe a cada qual decidir se aceita o outro como ele é, senão corre o risco de ficar sozinho no mundo.

Pensamos num amigo por causa dum perfume, duma música e de tantos outros despoletadores de memórias…O paladar, este então nos leva aos cantos mais recônditos da nossa mente, somos capazes de viajar no tempo e sentirmo-nos crianças com o simples cheiro de cuzcuz, ou doce de marmelo ao lume…
Aahh o tempo das fatias douradas… Hoje em dia com a proliferação de estudos sobre a saúde/alimentação estamos mais informados de maneira que moderou-se na confecção de iguarias.
As guloseimas sempre fizeram parte do meu mundo… Na minha infância cinco escudos dava para comprar 10 bolachas doce… Havia os gelados de custard (sorvêt) da Dona Inácia, os rebuçados (rubçód) de dona Belóta, que Deus a tenha.

Esta ideia de receitas e blog tem como responsável inspirativo o filme Juie e Júlia.

Nunca fui de coleccionar livros ou folhas de receitas, quando preciso de alguma em particular vou consultar na biblioteca que estiver à mão. Mas há aquelas que nos ficam na memória e que damo-nos conta de reproduzi-las automaticamente. Quando um amigo sugere: “Vamos cozinhar um prato à minha maneira”, significa que a amizade atingiu o nível íntimo. Tudo a seu tempo, é claro. Os detalhes da confecção do prato convertem-se em os preciosos instantes, são autênticos momentos dourados, únicos. Aquele prato passa a carregar o sorriso da pessoa… A história acabou mal, ou mais ou menos, no problem, os bons momentos fizeram maravilhas nas nossas almas. E todos os momentos são enriquecedores.

Em 1998, fui morar com duas colegas de apartamento, havia a mais velha de todas, e a outra era um ano mais nova do que eu…Esta, da ilha do Fogo, muito linda por dentro e por fora. Olhos grandes, sorriso sincero, de estatura alta, formas de miss, tez clara, cabelo castanho claro… A Eu (diminuitivo do nome dela). Tínhamos muitos gostos parecidos, o mesmo curso, os mesmos filmes, documentários… Com ela aprendi uma receita que dei o nome de Refogado da Eu. Aqui vai: Ingredientes: Cebola, alho, polpa de tomate ou tomate qb; cogumelos; natas; chouriço; salsicha… Junta-se o azeite com um pouco a cebola e o alho, deixa-se alourar um pouco, depois junta-se os outros ingredientes, com o lume brando deixa-se ficar alguns minutos até a mistura ficar compacta, avermelhada e cheirosa… Pronto temos um óptimo recheio para sandes ou massas.

2 comentários:

  1. ahhhhhhhhhhhhhhhhh! Estou de boca aberta, mas as palavras não saem. Um abraço bem grande! perpetuo cada instante daqueles tempos! muita criatividade tinhamos nos... Lindo o texto amei! sodad di mi mesma! Bo ta lembra kel dia k bo dezm sim?

    ResponderEliminar
  2. Eu o k contenteza d doiá bo mensagem li!!!! Obrigada linda. Um forte abraço d sodad!! Kiss

    ResponderEliminar