segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cabral e o Medo

O maior teórico independência de Cabo Verde diria que ainda não somos um país independente. Diria que ainda há muito trabalho a fazer. O sistema de hoje é copy paste do regime colonialista. Assim como na época colonial, o medo é ainda a ferramenta principal do poder. Antigamente era o medo de ser enviado para outra parte do planeta, hoje é o medo de opinar contra, para não ser eliminado pela grande família. Antes eram o portugueses colonialistas e não os portugueses das ilhas, a desfrutarem dos direitos, que teoricamente eram para todos. Hoje os direitos que teoricamente são para todos, são na prática para grupos de interesses comuns em relação aos que realmente têm competência. Hoje não temos a Pide para fiscalizar e censurar tudo. Temos sim formas subtis de silenciar pessoas. Boicote de projectos, assédio moral no trabalho (ou mobbing), violação de direitos de autor...

E o que diria Amilcar Cabral quanto a esses fenómenos?

"Todos os abusos, todos os privilégios de grupos ou grupinhos, não podemos aceitar na nossa terra amanhã, se de facto queremos libertar o nosso povo. Não vamos libertar o nosso povo só dos colonialistas tugas, não, mas de tudo quanto prejudica o caminho do progresso. Temos que destruir a ignorância, e toda a espécie de medo, a pouco e pouco, passo e passo. Quando conseguirmos isso, teremos libertado de verdade o povo da nossa terra. Porque a maior pressão que existe sobre e um povo, não é a dos colonialistas camaradas, não é a falta de trabalho, é o medo.”
*


Nos serviços públicos, tratam os utentes como se fossem delinquentes presos. A única forma de demonstrarmos que não temos medo das suas caras feias é igualarmo-nos a eles, em termos de poder, isto é, falar em português. O feitiço quebra-se imediatamente. E isso não é apenas simplesmente herança colonial, isso reflecte como o medo é ainda a ferramenta preferida dos pequenos e dos grandes poderes.

*Cabral, Amilcar Resistência política, 1970

4 comentários:

  1. Gostei ! Tarde, mas mais vale tarde do que nunca ! (Tarde o meu comentário)

    ResponderEliminar
  2. Oi Isa, adorei o teu Blog assim como a sua tecelagem...! Espero que continuas sempre assim sem recuar, é uma das melhores maneiras para estar sempre em contacto com os teus compatriotas, quer em Cabo Verde ou no exterior. Eu também tenho um Blog, e sinto-me feliz quando entro em contacto com os meus compatriotas através dum Blog, apesar de não os conhecer pessoalmente...! Mas eu não vivo em Cabo Verde (vivo em Paris), mas uma sensação de "estar em Cabo Verde" invade-me quando respondo um compatriota no meu Blog.
    A respeito da tua citação que fizestes do Amìlcar Cabral, completo-a com uma do W. Goethe (filòsofo e pensador alemão): "Suficientes esperanças para remover ansiosos temores do futuro".
    A visão do Cabral é cada vez mais da actualidade.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Oi Benvindo, Obrigada pela força! Tens razão estar em contacto com os nossos é importante para nos sentirmos vivos e com esperança num CV melhor. Votos de sucessos mil! Um abraço

    ResponderEliminar