segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mindelo e a condição feminina, uma aproximação antropológica de António Aurélio Gonçalves (25/09/1901 – 30/09/1984)



A História da ilha de São Vicente dá conta das várias tentativas falhadas de povoamento. Desde sempre, os seus habitantes sofreram com crises económicas. No tempo áureo do Porto Grande, a maior parte da população vivia do trabalho das carvoeiras. A partir dos anos 30, o Porto Grande conheceu um declínio sem precedentes e, em 1958, as companhias carvoeiras deixaram o Porto Grande. A nível da saúde pública, em 1877, o abuso do álcool constituiu o maior problema social.

Os dados acima enumerados, demonstram os contornos estruturantes que marcaram definitivamente o sãovicentino. Em paralelo, apresentamos as passagens do autor que constituem descrições interpretativas do universo quotidiano do sãovicentino, de realçar, o sentido interventivo do autor.

“Talvez ainda vejamos a Ribeira de Julião reverdecer. São Vicente é terra de mudanças bruscas, de surpresas.” [3]161

 “São Vicente é pequeno, os prazeres são monótonos, mas esta nossa cidadezinha, bem explorada, rende. Aos domingos, pela manhã, eram mergulhos sem fim no mar da Matiota.

À tardinha, voltas também, infindáveis, na Praça Nova, gracejando com moças bonitas da época, ou então, discutindo futebol, ou mais raramente, qualquer ideia.” [4]83

“A aspereza do mato é um perigo, igualmente, o indiferentismo da vida cabo-verdiana mata as ambições intelectuais.” [5]156

“São Vicente viveu embasbacado no seu porto. Era fonte de vida. Eteno. Nada poderia enfraquecer a sua pujança. É natural: No meio da prosperidade, não nos lembramos que tudo acaba. Ele – o porto – ainda lá está. Mas a navegação que trazia que trazia vida desviou-se para outras paragens. O paquete passa largo; tem frigoríficos bem fornecidos; não compra da Ribeira de Julião, não alimenta o comércio, não deixa dinheiro. Os lavradores e desanimaram, retiraram-se.”[6] 163

Actualmente a ilha de São Vicente apresenta a maior taxa de desemprego das urbes do país. Já nos anos 70, o autor descrevia o mesmo cenário que temos diante dos nossos olhos, embora hoje em maior escala dado ao número de habitantes e de jovens em idade activa.

“A população não vive desafogada; sem contar um com o outro, tem um viver difícil. Esperam todos da cidade e da baía não dão para todos. Lutam… As mulheres “sobem” o seu cuscuz, fazem o seu giro, compram e revendem confeitarias… Mas isso tudo deixa pouco. É mais para que se não diga que uma pessoa está em fazer nada. Os homens andam pela cidade a ver se tiram um dia de serviço. Contudo resignam-se. Se há trabalho, arma-se a caldeira, acende-se o lume, come-se; se não há, assentam-se à sombra fresca dada por uma empena, visita-se o quarto de uma amiga onde haja reuniões, sonha-se com viagens ao estrangeiro e trabalho bem pago, conversa-se, joga-se dorme-se, procria-se”
.[7]Noite de vento, 24, 1970

Um estudo sobre o universo feminino em Aurélio Gonçalves, desenvolvido por Gama[8], analisa o trabalho do autor, lançando luz sobre o facto de a mulher ser a personagem mais valorizada.
“Tudo se desenrola por causa, em consequência e à volta delas, em função das suas histórias e das suas necessidades.” [9]51

“A condição feminina é pois um elemento estruturante da sociedade, não se tratando apenas de um simples tema de ficção literária, mas sim de uma substância cultural que se nutre a narrativa, ultrapassando de longe o lugar sexual do autor, destrinçando por completo o ser biológico que escreve, da escrita que produz, para representar e problematizar o mundo.” [10]

Olímplia, personagem da novela “Adeus ao vestido de baile”, em Terra da Promissão, é uma personagem que apesar de ter seguido todas as regras da doutrina de sedução mindelense para arranjar namorado (dar grandes passeios à tarde na praça nova), não conseguiu casar. “Segundo o povo, faltava-lhe o indefinível que chama e envisca, ou pode ser que ela não inspirasse confiança.”[11]

“Olímpia empregara-se e ganhava a vida sem marido” A rejeição do poder masculino e a rebelião contra os valores patriarcais faz com que essas mulheres educadas dentro dos padrões moralistas sejam consideradas à margem da sociedade.

Actualmente, organismos estatais e ONGs trabalham em sintonia no sentido de divulgar a mensagem da necessidade do empoderamento da mulher, como sendo um dos objectivos a longo prazo de desenvolvimento do país. Por exemplo, quanto à violência doméstica contra a mulher houve um avanço significativo no que toca ao poder de denúncia. Anteriormente, a formulação de uma queixa-crime junto da polícia de ordem pública não tinha utilidade relativamente à eficácia desejada. Hoje em dia, com a introdução de acções de formação junto dos agentes polícia e a criação de gabinetes de apoio às vítimas mudaram o conceito de denúncia. O acto de denunciar não só permite a resolução imediata do problema como também constitui uma medida de longo prazo para a consciencialização da sociedade do desafio a levar a cabo. Neste âmbito, houve avanços significativos apenas vencendo o silêncio contra a violência.

Mas ainda há silêncios a quebrar na questão da condição feminina, as mulheres se submetem, por vezes ao silêncio por causa da dependência económica em que se encontram. Hoje, ela trabalha fora de casa, por vezes, é chefe de família vivendo numa sociedade de moral patriarcal. Neste caso, a legitimidade do poder no homem não se verifica, há uma igualdade a nível dos fenómenos sócio-económicos. Mas os mecanismos inconscientes de resistência do sistema patriarcal sobrevivem, nas palavras, nas atitudes, nas letras das músicas, na festa, na difusão de imagens, etc. A obra de Aurélio Gonçalves dá exemplos dessa “resistência”
 O autor menciona passagens sobre festas, aludindo às “irregularidades conjugais ou sociais”.

“O baile nacional, na gíria dos boémios, era, nada mais, nada menos do que a reunião dançante que tomavam parte homens da sociedade, casados ou solteiros (ou gente com quem os primeiros já pudessem acamaradar e folgar) e raparigas do povo, escolhidas – sendo possível – entre as mais bonitas.” [12]P78
Pode-se dizer que desapareceram. Tinha ser. Não era das irregularidades conjugais ou sociais mais criticadas, mas as esposas, por via de regra, viam-no com maus olhos.

Os costumes de São Vicente, como é natural, evoluem e seria interessante – não me faltando a pachorra – pôr-me aqui a palpitar justificações. Quem sabe se a mistura de classes não levanta maiores escrúpulos actualmente, se o cabo-verdiano não rectificou a sua concepção de casamento. [13]P. 79



[1] António Aurélio Gonçalves “A visita de pêsames”, in  Terra da Promissão, Praia, Banco de Cabo Verde, p.62
[2] Idem, p.65
[3] António Aurélio Gonçalves “Lázaro”, in  Terra da Promissão, Praia, Banco de Cabo Verde, p.161

[4] António Aurélio Gonçalves “Reinaldo e suas cortesãs”, in  Terra da Promissão, 1998, Praia, Banco de Cabo Verde, p.83
5 António Aurélio Gonçalves “Lázaro”, in  Terra da Promissão, 1998, Praia, Banco de Cabo Verde, p.156
6idem, p.163
7António Aurélio Gonçalves “ Noite de Vento”, in  Noite de Vento, Praia, p.24
8António Aurélio Gonçalves “Reinaldo e suas cortesãs”, in  Terra da Promissão, Praia, Banco de Cabo Verde, p78
9 Gama, Maria João, 2009, O Universo feminino em António Aurélio Gonçalves, Lisboa,



[8] Gama, Maria João, 2009, O Universo feminino em António Aurélio Gonçalves, Lisboa,

[10] idem
[11] Idem, p.77

[13] Idem, p.79

1 comentário:

  1. Boa tarde Isa. Navegando pelas "ondas" da cultura caboverdeana, que tanto adoro, deparei-me com o seu texto onde consta uma citação do meu livro. Fiquei muito feliz por ver que está a útil para quem, como eu, tem o Mindelo no coração. Um abraço.

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