quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Evoluir com a Mosca

Depois da bonança da chuva veio a tempestade, uma brisa, devidamente acompanhada de uma terrinha escarlate, a atmosfera adquire uma característica misteriosa e… Como não poderia deixar de ser, o ataque massivo das moscas e mosquitos zzzz. Aquele que tentamos, em vão, ignorar. Pensamos assim: aaah que maçada! Mas não, vamos estar em harmonia com esses seres que nos podem elevar a um patamar desconhecido, fascinante, tentador, why not?

Os olhos humanos captam 25 imagens por segundo como um movimento contínuo
A mosca capta 100 imagens por segundo como impressões separadas e é capaz de interpretá-las suficientemente rápido para guiar os seus movimentos e determinar a sua posição no espaço.

Sabendo que a mosca tem um encéfalo pequeno, ela não poderia fazer tais malabarismos se o seu cérebro funcionasse como o dos humanos. Isso significa que esses seres que tentamos ignorar devem ter um modo mais simples de processar as imagens. Dai a pesquisa levada a cabo pelos cientistas alemães.

Melhorar a capacidade de percepção visual é um assunto de grande interesse para quem se dedica às pesquisas de interacção entre máquinas e seres humanos. Por isso, pesquisadores da Universidade Técnica de Munique decidiram investigar o que acontece no cérebro da mosca enquanto ela está em vôo. O objectivo é aproveitar habilidades para, por exemplo, desenvolver robots capazes de captar melhor o que acontece à sua volta.


Fontes: texto http://info.abril.com.br/
imagem: http://www.piadashowdebola.blogspot.com/

1 comentário:

  1. Eu apenas sabia que o sistema nervoso das moscas é 40 vezes mais rápido que o dos seres humanos.

    ResponderEliminar