quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Evoluir com a Mosca

Depois da bonança da chuva veio a tempestade, uma brisa, devidamente acompanhada de uma terrinha escarlate, a atmosfera adquire uma característica misteriosa e… Como não poderia deixar de ser, o ataque massivo das moscas e mosquitos zzzz. Aquele que tentamos, em vão, ignorar. Pensamos assim: aaah que maçada! Mas não, vamos estar em harmonia com esses seres que nos podem elevar a um patamar desconhecido, fascinante, tentador, why not?

Os olhos humanos captam 25 imagens por segundo como um movimento contínuo
A mosca capta 100 imagens por segundo como impressões separadas e é capaz de interpretá-las suficientemente rápido para guiar os seus movimentos e determinar a sua posição no espaço.

Sabendo que a mosca tem um encéfalo pequeno, ela não poderia fazer tais malabarismos se o seu cérebro funcionasse como o dos humanos. Isso significa que esses seres que tentamos ignorar devem ter um modo mais simples de processar as imagens. Dai a pesquisa levada a cabo pelos cientistas alemães.

Melhorar a capacidade de percepção visual é um assunto de grande interesse para quem se dedica às pesquisas de interacção entre máquinas e seres humanos. Por isso, pesquisadores da Universidade Técnica de Munique decidiram investigar o que acontece no cérebro da mosca enquanto ela está em vôo. O objectivo é aproveitar habilidades para, por exemplo, desenvolver robots capazes de captar melhor o que acontece à sua volta.


Fontes: texto http://info.abril.com.br/
imagem: http://www.piadashowdebola.blogspot.com/

terça-feira, 29 de setembro de 2009

29/09 aniversário de Caravaggio

Pintura de Michelangelo Merisi da Caravaggio
Título: Degolação de São João Baptista
Fonte: Wikipédia
"Herodes antipas vivia escandalosamente, tendo raptado Herodíades, esposa de seu irmão Felipe. Essa união ilícita era um mau exemplo e grave escândalo para a nação inteira. Não havia quem se sentisse com coragem de censurar o monarca e chamá-lo à ordem. São João Batista, porém, não podia ver tal coisa, de braços cruzados. "
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=13668

Together we stand, divided we fall

Hey you! out there in the cold getting lonely, getting cold, can you feel me Hey you! Standing in the aisles with itchy feet and fading smiles, can you feel me Hey you! don't help them bury the light Don't give in without a fight. Hey you! out there on your own Sitting naked by the phone, would you touch me Hey you! with your ear against the wall Waiting for someone to call out, would you touch me Hey you! would you help me to carry the stone Open your heart, i'm coming home But it was only fanstasy The Wall was too high, as you can see No matter how he tried he could not break free And the worms ate into his brain Hey you! out there on the road Doing what you're told, can you help me Hey you! out there beyond the wall Breaking bottles in the hall, can you help me Hey you! don't tell me there's no hope at all Together we stand, divided we fall

Pink Floyd

domingo, 27 de setembro de 2009

Feira: "Meet the authentic CV Mob"

A caminho da inaugração da casa do Dirceu, resolvi passar pela feira com o intuito de tomar uma correspondêcia que me enviaram da Praia. Logo à entrada, a primeira coisa que me saltou à vista foi um aglomerado pessoas sentadas numa esplanada, à direita, uma das entradas para os famosos stands. É perfeitamente legítimo a organização de actividades que dêem a conhecer os nossos produtos. Esperava encontrar um sítio animado com pesssoas simpáticas, dispostas a conversar sobre a sua oferta. Mas a sensação gélida e vazia invadiu-me no instante em que entrei. As pessoas engravatadas dos stands (agências, coorporações e universidades)limitavam-se a falar entre eles, ignorando o que se passava à sua volta e mostrando um par de objectos repletos de vazio. Uma atitude a explicar pela soberba característica ou pelo simples facto de não saberem agir por não entenderem o verdadeiro significado da festa? A ver. Feira de turismo sob o lema "experiência autêntica" (neste caso, autenticidade fabricada por uma família irremediavelmente invisível).

www.ericohiller.com.br

Não tardei a localizar os stands de artesanato (zona de boa aura), artesãos que se mostravam visisvelmente receptivos e alegres por participar de tamanho evento. E num outro extremo longínquo estava o diamante máximo da cultura caboverdiana. um stand sobre a Cidade Velha recheado de objectos simbolicos do referido património mundial. (Um grande passo, sem dúvida, para o desenvolvimento do país). Mas também todos sabemos que aquilo é explorado por uma empresa espanhola porque nós aqui não temos capacidade par tal empreendimeto.

Dei uma vista de olhos no programa e reparei que havia palestras a serem proferidas pelos mesmos dinossauros fósseis de sempre, porque desde a claridade e outros paradigmas seguintes, nunca mais nasceram pessoas capazes de tal proeza, por isso recorreu-se à coorporação Jurassic Park, que juntamente com outras coorporações de mesma antiguidade insistem em tentar convencer-nos que a torneira de intelectuais como os antigos está para sempre fehada, isto é já não existe. ("...obliterar aristas, intelectuais e cientitas do povoado para podermos dominar hehe", isso lembra-me um lema de uma ideologia que não convém aqui mencionar).


Entrei noutro pavilhão que dizia "exposição" Mas não hava nada em exposição. Havia duas mesas ocupadas por comidas e bebidas e pessoas à volta delas.. Saí e fui ver o que havia na esplanada onde estavam todos os visitantes da feira com olhos postos no nada.(é que não havia mesmo nada para ver, nem ouvir). Fui ler o quadro do cardápio, contente fiquei quando vi que havia torresmos, que adoro, pedi uns quantos e procurei uma mesa para deliciar as iguarias com uma imperial e tentar esquecer o frio da sibéria que apanhei nas sala dos stands. Por fim abandonei o local , feliz pela evasão e apreensiva pela realidade que acabara de deixar para trás.

domingo, 20 de setembro de 2009

Entrevista de última hora (exclusivo)

Falar da chuva que escancarou invadindo tudo
e depois passou descomprometidamente, como que dizendo
"decidam-se".
Vamos ouvi-la:
"Chovo quando quero e não quando me mandarem, se não têm balaio para me amparar problema vosso, caio em estillo!
Promovo o prazer do contacto com a lama num leque variado de graus humidade, lama líquida ou molinha, lama mais dura, tipo brigadeiro. Lama fria, lama quente, lama que coça, lama que cura...Enfim. Além disso promovo também ambiente romantico para casais recém apaixonados, (adoro participar do beijo).
Que mais querem!! Não me evocaram com a música, então caio, caio em estilo, proporcionando paisagens emocionantes, imagens fantásticas tipo filmes de ficção científica.
Todos falam de mim, que mais querem, torrencial eu?!
Eu que que promovo a reconciliação e a solidariedade?? Torrencial eu?! Ou pensavam que a minha natureza era apenas (tipo ping...ping) ? Não, não é assim, também gosto de adrenalida...... Desculpem-me se exagerei. Mas é a minha (nossa) natureza. Vocês não gostam de desportos radicais, e festas badaladas cheias de gente garrothada, etc? Porque é que eu não posso caprichar na minha performance? Mostrar que o mundo pode ser visto de outra forma e lembrar-vos da força da minha (nossa) mãe. Ai ai, decidam-se... Sinto-me aliviada, porém culpada, por todos os estragos....Despeço-me na certeza de que se lembrarão de mim com ternura, não pensem em mim com temor, ou raiva, não sou assim. Quem sabe se para a próxima estaremos mais em sintonia.... Para a próxima tentarei dançar apenas no lado direito da estrada para poderem passar no lado esquerdo... Tentarei procurar desesperadamente um balde ou outro recipiente e nao esbordiarei (mas não tenho a certeza). Passei, alguns têm saudades outros nem por isso."*
*Extrato de entrevista por telefone com Dona dos Chuviscos.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Vivos, sabem?

Postos de trabalho, que condições?

O Sr. Milton explica melhor

Look but don't touch. Touch, but don't taste. Taste, don't swallow. Ahaha. And while you're jumpin' from one foot to the next, what is he doing? He's laughin' *

*Extrato de diálogo entre Kevin Lomax (Keanu Reeves), John Milton (Al Pacino), no filme Advogado do Diabo.

sábado, 5 de setembro de 2009

Crazy Little thing called love



"Freddie Mercury, nome artístico de Farrokh Bommi Bulsara (Stone Town 5 de Setembro de 1946 — Londres, 24 de Novembro de 1991), foi o vocalista da banda de rock britânica Queen. É considerado pelos críticos e por diversas votações populares um dos melhores cantores de todos os tempos e uma das vozes mais conhecidas do mundo." fonte wikipédia

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Carnaval na Capital

Entretanto, de vez enquanto aparecem uns jornalistas armados em espertos a perguntar que inovação fez o museu. Um museu em São Vicente por si só é uma inovação. Pergunto quantos deles frequentam as bibliotecas que têm uma função similar aos museus?! Será que querem mesmo saber a verdadeira resposta? Querem mesmo saber que desde a inauguração (Novembro de 2008) ainda o museu não tem verba de funcionamento, e que as obras dos anexos só terminaram na semana passada?
Esses sim, esses alienados são os grandes agentes da centralização dos poderes na capital. Não se trata de bairrismo, pois, como podem ver, uma grande fatia dos cérebros de CV está na Praia. Em vez de lutar contra este o monstro baboso, esses agentes pisam os amigos, os colegas e a família para poder atingir um lugar ao sol lá na Praia. E quando já todos estiverem lá, será um Carnaval sem fim, (quem tem o carro maior, quem tem piscina em casa, quem tem casa de campo, quem tem mais amantes, quem tem mais ouro, quem é mais esperto, quem tem mais operações plásticas, quem faz mais viagens, etc).
Graças a Deus o espírito reivindicativo do Capitão Ambrósio ainda cá canta! Isso é um problema a nível de todos os ministérios, em todas as ilhas. Nesta guerra fria, temos que falar tudo, pôr tudo a descoberto porque o sistema é silencioso, repressivo, funciona por debaixo de camuflagens e tende a ser implacável. (típico da extrema direita, e não estou a falar de partidos políticos).
Se fosse há poucas dezenas de anos atrás a autora deste post seria enviada para o Deserto, sem nunca mais poder voltar a CV, mas como isso já não é bom para a imagem dos governos os autores de posts como este, apenas constarão dos ficheiros como os maluquinhos do reino.